[VÍDEO] Formigas formam um estranho círculo ao redor de um iPhone

Formigas, por que vocês são tão estranhas?

Spoiler: elas não atacam, mas sua reação bizarra a um iPhone no vídeo abaixo nos deu uma nova apreciação de como esses insetos-máquinas podem ser.

Mas por que a reação militar precisa para algo tão inócuo como um telefone vibrando?

Confira:

Tem tudo a ver com as forças magnéticas invisíveis da Terra que informam aos cães onde defecar e as formigas ao encontrar seu caminho de casa, o entomologista australiano Nigel Andrew, da Universidade de New England, disse à imprensa esta semana. Quando o telefone começa a tocar, as ondas de rádio bagunçam o senso de direção dos insetos. “Um monte de formigas usa o magnetismo para se orientar. [Elas] têm receptores magnéticos em suas antenas”, disse ele. “Se elas estão viajando longas distâncias, elas usam sinais magnéticos da Terra para saber se estão indo para o norte, leste, sul ou oeste.”

Mas mesmo se a vibração do telefone tocando parece irritar as formigas um pouco mais do que o habitual, formar círculos bem-organizados não é tão estranho quando se trata de organismos como este.

“Há muitas formigas que realmente começam a se formar em um círculo sem um telefone tocando”, disse ele. “É uma consequência inevitável de seus sistemas de comunicação. O telefone pode ter algo a ver com isso e a vibração pode deixá-las um pouco mais desnorteadas, mas um monte de formigas fazem isso, mesmo sem o telefone.”

Você pode ver uma similar – mas muito mais sinistra – exibição de círculos de formigas, também conhecido como “espiral da morte”. Quando formigas, que são naturalmente cegas, perdem a noção do perfume feromônio que as mantém em contato, elas começam a seguir umas as outras, formando um círculo que gira continuamente. Com nenhuma outra sugestão diz-lhes o que fazer, elas vão continuar nesse círculo até que morram de exaustão.

Fonte: misteriosdomundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.