Veja como os mosquitos sugam o sangue de suas “vítimas”

Embora sejam criaturas pequenas, os mosquitos são perigosos e incomodam mais que muito bicho de grande porte. O pior de tudo é que os mosquitos sugam o sangue das pessoas e, por meio desse processo, essas pequenas pragas nos transmitem doenças, como a Zika, e nos causam inúmeros desconfortos.

E, embora a gente já tenha visto, aqui no Segredos do Mundo, que eles preferem o sangue de algumas pessoas ao de outras, a grande verdade é que independente da vítima escolhida, os mosquitos sugam o sangue sempre da mesma forma: usando um sistema complexo e oculto composto de seis longas e resistentes agulhas. Dá para acreditar nisso?

Aliás, a forma como os mosquitos sugam o sangue usando esse rebuscado complexo de agulhas é surpreendente. Dentro das trompas (probóscide) desses insetos estão dois eixos com dentes minúsculos, usados para serrar a pele de suas vítimas.

Somadas a estas primeiras agulhas existem outras duas, que eles usam para segurar o tecido. Um outro eixo mais afiado é usado para investigar os vasos sanguíneos e sugar o sangue e há ainda o eixo final, por onde o mosquito meio que baba para manter o sangue fluído enquanto o bebe.

De onde vem a coceira

E, só para você saber, é nessa última parte que a coceira da picada é causada, enquanto os mosquitos sugam o sangue e babam por meio do que chamado no meio científico de hipofaringe. É também por meio dessa última agulha que eles nos transmitem inúmeros vírus e parasitas.

Abaixo, no vídeo, você confere o passo-a-passo como funciona esse sistema de agulhas dos mosquitos. Mas, antes de tudo, não se esqueça de ajustar as legendas para o português, já que a narração do vídeo está em inglês.

Veja como os mosquitos sugam o sangue de suas “vítimas”

Fonte: segredosdomundo

Comentários

comentários

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here