Por incompetência, robô é ‘demitido’ de mercado na Escócia

Aquela insegurança de que os robôs ocuparão postos de trabalho atualmente destinados a humanos parece ter caído por terra. Isto porque o robô Fabio foi “demitido” de um mercado na Escócia por não conseguir auxiliar os clientes. Ele participava de um programa de televisão exibido pela ‘BBC’.

A máquina foi desenvolvida pela universidade escocesa Heriot-Watt para interagir com humanos usando um sistema parecido com o da Siri, a assistente da Apple.

Segundo a ‘Revista Galileu’, o robô, assim como acontece com boa parte dos humanos, começou o trabalho motivado. Ele cumprimentava os clientes educadamente e até distribuía elogios. Contudo, nas gravações do programa, Fabio não se demonstrou prestativo para fornecer informações aos clientes.

A dona do estabelecimento, Luisa Margiotta, conta que ele não dava informações precisas sobre a localização dos produtos. Quando perguntado, por exemplo, em qual parte da loja ficavam as cervejas, Fabio respondia: “na seção de bebidas alcoólicas”.

Quando colocado para distribuir amostras grátis de produtos aos consumidores, o robô tinha um ritmo muito mais lento do que os humanos que realizavam a mesma função. Segundo Margiotta, as pessoas tinham receio de interagir com Fabio.

Foi então que a demissão foi inevitável. A despedida também foi difícil. Um funcionário da loja chegou a chorar enquanto a máquina era empacotada para ir embora.

Fonte: Noticias ao minuto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.