O que é Jejum Intermitente? O que ele Pode Fazer por Você?

O jejum intermitente consiste em intercalar períodos de jejum com momentos em que a alimentação é permitida. Durante o jejum, espera-se que o corpo utilize os estoques de gordura existentes para produzir energia e, assim, provoque o emagrecimento.

Durante o período em que se está de jejum, é importante beber bastante água, chá e café, sempre sem açúcar. A diminuição da ingestão de açúcar, aliás, é excepcional para o corpo: além de promover modificações de peso, cortar este carboidrato faz com que você se sinta mais disposto, menos ansioso e ganhe em qualidade de vida.

Se você já tentou diversos métodos para emagrecer, mas não obteve sucesso ou está em busca de um estilo de vida que alivie a sua compulsão alimentar, lhe garanta mais disposição e, de quebra, o auxilie a perder peso, este artigo pode ser muito valioso para você.

Abaixo, falaremos um pouco sobre os protocolos existentes de jejum intermitente, para que você conheça um pouco mais sobre esta prática.

o que é jejum intermitente

O jejum intermitente é uma prática antiga, mas ainda em uso.

Um adendo muito relevante antes de prosseguir, no entanto: não entre em dietas restritivas ou mude os seus hábitos sem orientação médica. Consulte um endocrinologista, um médico especialista ou um nutricionista para saber mais sobre as necessidades do seu corpo, conferir os seus exames e entender qual é a prática mais adequada para você.

Perder peso é ótimo, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar, tudo bem? Vamos lá!

Como funciona o jejum intermitente: protocolos
Não existe apenas uma prática de jejum intermitente. Alguns são mais difíceis de serem seguidos, outros são mais brandos e possuem mais permissividade.

Num geral, é preciso que as pessoas entendam as limitações de seu próprio corpo e as respeitem: com a prática saudável do jejum, é possível alcançar excelentes resultados sem comprometer a saúde e o bem estar.

O tipo mais comum de jejum intermitente é o de doze horas. Nele, você passa metade do dia sem comer, incluindo as suas horas de sono.

Não é tão difícil mantê-lo e ele é uma opção para quem está começando ou precisa perder pouco peso. No jejum de doze horas, é indicado que se faça três refeições por dia.

Com a prática do jejum intermitente, é possível perder peso e ganhar em qualidade de vida.

O sistema Leangains, por sua vez, sugere que a prática de jejum intermitente seja de 16 h para 8 h, ou seja, jejum durante dezesseis horas, janela de alimentação de oito horas.

Durante o período em que é permitido se alimentar, recomenda-se entre duas e três refeições. O bom deste método é que ele se adéqua às necessidades e aos horários de cada um: é você que escolhe quando e como irá se alimentar.

Existem ainda processos de jejum intermitente que se pautam no jejum total durante um ou dois dias da semana. Por serem bastante rigorosos, estes protocolos não devem ser feitos sem acompanhamento médico e sem uma alimentação decente, rica em fibras, gorduras boas e proteínas.

Com o jejum intermitente, o corpo consome o estoque de gordura e faz com que você emagreça.

Independente do protocolo escolhido, é preciso seguir a risca o principal preceito do jejum intermitente: só comer quando se está com fome.

Temos o costume de comer cinco, seis vezes por dia sem nenhuma necessidade: nos habituamos a fazer pequenos lanches, muita vezes ricos em carboidratos ou com calorias vazias, apenas para “não deixar o nosso estômago sem ter o que digerir”.

A compulsão alimentar é responsável, entre outras coisas, pelo aumento do peso corporal e pela ansiedade. Se você quer se libertar da ideia de comer de três em três horas, comece a mudar a sua cabeça: coma apenas quando o seu corpo estiver precisando de combustível. Aos poucos, você irá se adaptar a este processo e tudo vai ficar muito mais fácil.

Um bom acompanhamento ao jejum intermitente é a dieta low carb, pautada na diminuição da ingestão de carboidratos e no aumento do consumo de gorduras boas, folhas, verduras e proteínas.

Se você gostaria de saber mais sobre ele, confira um de nossos artigos sobre a LC e, depois, experimente dar uma olhadinha na nossa lista de opções de café da manhã para pessoas que desejam limitar a quantidade de carboidratos.

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