NASA descobre 219 novos planetas e 10 podem ser iguais a Terra

Pesquisadores estão sempre atentos a todo tipo de sinal que possa indicar uma novidade, seja uma nova descoberta, ou algo que apenas vai melhorar o que já existe.

O mundo foi surpreendido com uma notícia dada pela NASA, que diz ter encontrado 219 candidatos a exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas que não são o sol), sendo que deles, 10 possuem quase o mesmo tamanho que a Terra, e pode ser que tenham condições para suportar vida.

Isso só foi possível graças à missão Kepler, que objetiva “explorar a estrutura e diversidade de sistemas planetários”. O anúncio oficial foi feito no Vale do Silício, localizado na Califórnia. Concluíram que existem dois grupos de pequenos planetas, sendo um deles rochoso, composto por planetas de tamanho semelhante ao da Terra, e um gasoso, com planetas menores que Netuno.

Durante o anúncio, Susan Thompson, pesquisadora da missão Kepler, afirmou que a descoberta apenas nos incita a imaginar quantos planetas existentes no universo se parecem com a Terra.

O fato é que, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Wisconsin (EUA), habitamos um dos lugares mais vazios da galáxia, o que pode ser confirmado pelo fato de que ao medir a taxa de expansão do universo (Constante de Hubble), teoricamente, ela deveria ter resultados iguais em todos os pontos observados, mas isso não acontece, indicando que a atração gravitacional de outros lugares do universo é bem maior.

De acordo com estudos recentes, vivemos em um “vazio cósmico” que chega a ser 7 vezes maior que no restante do universo.

A missão Kepler ainda tem como objetivo identificar tamanhos, formas, densidade, massa, enfim, tudo que se relacione às as órbitas dos planetas; descobrir quantos planetas orbitam outras estrelas que não sejam o Sol e determinar as propriedades das estrelas desses outros sistemas planetários.

O telescópio Kepler, lançado no ano de 2009, era capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra, bem como identificar rochas e água mesmo se estivesse distante. Foram detectados milhares de “candidatos a planeta”, sendo que 2,3 mil foram confirmados, e destes, 30 encontram-se em zonas habitáveis de suas estrelas.

Se você é desses que gostam de astronomia, ou mesmo tem curiosidade sobre o assunto, deixamos aqui um presentinho para você. É só acessar o link: https://spacetelescopelive.org/ que você poderá ver o que o telescópio Hubble está observando neste exato momento.

Fonte: Fatos desconhecidos

Comentários

comentários

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here