Descubra porque você jamais deveria limpar os ouvidos!

Sim, limpar os ouvidos com cotonetes é algo muito prazeroso e, para muita gente, é considerado também um hábito de higiene diário. O problema, no entanto, é que os médicos tentam, há anos, conscientizar as pessoas de que o ato de limpar os ouvidos pode ser muito perigoso para a saúde e que o prazer de sentir o cotonete nessa parte do corpo não compensa os transtornos que o ato pode trazer e não é só porque você pode acertar o tímpano.

Como você vai ver nessa matéria, existem outras razões, muito mais perturbadoras para que ninguém jamais limpar o ouvido. Quando você perceber o erro que sempre cometeu muito provavelmente você nunca mais vai querer correr todos os riscos disso novamente, por mais que goste da sensação do cotonete nesse parte do corpo.

Isso porque, segundo especialistas na área, a cera do ouvido, por si só tem o trabalho de proteger a parte internet de seu ouvido, mantendo seu tímpano e todo o aparelho auditivo longe de poeiras e outras sujeiras que podem trazer malefícios para sua saúde. Daí, quando a cera seca dentro do corpo, o movimento do maxilar ao comer ou conversar ajuda a limpar ou ouvidos naturalmente, empurrando a cera velha para fora da abertura da orelha.

O problema, no entanto, é que quando usamos cotonete para limpar os ouvidos estamos, literalmente, ferrando com esse sistema natural de limpeza e de descarte da cera. Ou seja, ao limpar os ouvidos, você acaba empurrando, om a ponta do cotonete, a cera endurecida para o fundo do ouvido, local que não se limpa sozinho.

Como o procedimento de limpar o ouvido naturalmente não vai conseguir remover essa cera que ficou presa; e como a maioria das pessoas insiste em limpar os ouvidos com cotonete durante toda a vida, mais e mais cera vai se acumulando nas partes mais profundas do sistema auditivo. Muita gente, aliás, chega a ter esse estreito canal bloqueado, ficando com a audição prejudicada pelo acúmulo desse material lubrificante, precisando mesmo de limpezas feitas em hospitais.

Mas o problema não termina ai. A cera presa no fundo do ouvido estava pronta para ser eliminada pelo corpo, lembra? Isso significa que ela estava mais sólida, cheia de bactérias e vírus. Ao entrar em contato com a parte interna do ouvido, mais frágil que a externa, isso pode causar sérias infecções.

Fonte: segredosdomundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.