Como deixar a casa totalmente segura para crianças

Qualquer casa, que tiver crianças dentro, precisa passar por muitas adaptações essenciais para a segurança dos pequenos. As crianças amam explorar e geralmente começam pela casa.

Infelizmente, os acidentes domésticos envolvendo as crianças são muito comuns e ocorrem todos os dias. Para evitar qualquer acidente ou fatalidade, que acontecem em 70% dos casos em casa, siga as seguintes dicas vitais:

1. Coloque protetores de borracha nas quinas dos móveis como mesas, prateleiras e estantes

As mesas, prateleiras e estantes precisam ser protegidas, pois as crianças praticamente não têm nenhum senso de direção, mas adoram correr pela casa. Se o seu filho estiver aprendendo a andar e tem a mesma altura dos móveis, o perigo dobra!

2. Feche as tomadas em todos os cômodos sem exceção

Não sabemos explicar o motivo desse fenômeno, mas todas as crianças são atraídas pelas tomadas e correm um grande risco de colocar os dedos nelas. Para evitar os choques elétricos e deixar a sua casa mais segura, use as capinhas protetoras em todas as tomadas.

3. Coloque aparadores nas portas

Aparadores nas portas servem para evitar que os bebês prendam os dedos nas portas. Faça o que for preciso para garantir a segurança ao seu filho.

4. Os medicamentos e produtos de limpeza precisam estar fora do alcance das crianças

O que acontece com mais frequência é que a criança confunde os remédios com doces. É um perigo enorme! Já os produtos de limpeza podem ser confundidos com os refrigerantes, por isso use somente os armários bem altos para armazená-los.

5. As plantas

É preciso descobrir a origem de todas as plantas que se encontram dentro de casa ou no quintal para certificar-se que nenhuma delas seja venenosa.

6. Telas de proteção

As janelas não podem estar sem as telas de proteção se vocês vivem num andar alto. Tenha certeza que a criança vai querer ver ou pegar algo. Dessa maneira, ela correrá o risco de escorregar e cair. Mantenha os bancos e as cadeiras longe das janelas.

7. Grades de segurança

As grades servem para evitar as quedas, principalmente das escadas. Porém, elas devem ser colocadas em portas e portões também. Não abra a mão desse detalhe importantíssimo para ficar mais tranquila com a segurança do bebê.

8. O piso molhado é um perigo

Nem é preciso falar que as crianças não andam, mas correm praticamente o tempo todo. Portanto, os pisos molhados apresentam um grande risco. Mantenha as crianças longe do piso molhado até ele secar e tire os tapetes também.

9. Todos os recipientes para água precisam estar cobertos

Se você tiver uma piscina em casa, ela precisa estar coberta com a lona e ter uma cerca. O mesmo serve para os tanques com água, pias e baldes também. O vaso sanitário precisa ter um lacre instalado. Já os baldes e banheirinha só precisam estar vazios e de cabeça para baixo. E jamais deixe seu bebê sozinho numa banheira!

10. Equipamentos eletrônicos fora do alcance das crianças

Liquidificadores, ferros de passar, ventiladores, chapinhas, assim como outros eletroeletrônicos, devem estar desligados e bem longe do alcance das crianças. O mesmo serve para as talheres, principalmente garfos e facas, louças de vidro e espelhos e até mesmo objetos pequenos já que as crianças costumam levar tudo à boca. Evite engasgamentos. Nem precisamos falar dos fósforos, não é?

11. Sacolas plásticas

As sacolas plásticas devem ser guardadas em lugares seguros. Elas apresentam um risco enorme de sufocamentos.

12. A toalha de mesa

Ela deve ser substituida pelos jogos americanos. Se a criança puxar uma toalha de mesa, a queda de tudo que estiver na mesa se torna possível, incluindo algo quente.

13. A garagem trancada

Uma garagem precisa estar trancada sempre e não somente por conta do carro, mas também por causa das ferramentas.

E o principal, jamais deixe as crianças sozinhas! Mantenha a vigilância e todos os cuidados possíveis! Um adulto precisa estar supervisionando as crianças sempre!

Fonte: Perfeito Guru

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.