6 dicas melhorar a postura no local de trabalho

Como dizem alguns médicos, em dois terços dos casos, a fadiga, a dor nos músculos e nas articulações são causadas pela postura incorreta diante do computador.

Para que você evite esses problemas de saúde, o Incrível.club reuniu as melhores recomendações de especialistas sobre como se sentar no local de trabalho, além de dicas de exercícios para os olhos.

Mas sempre procurar um médico quando sentir que algo não vai bem!

Dor nas pernas

Não cruze as pernas, isso piora a circulação sanguínea, obstrui o fluxo normal do sangue e ainda provoca sensações desagradáveis, como as síndromes de dormência e das pernas inquietas.

A primeira coisa a fazer é ajustar a cadeira. As pernas não devem ficar penduradas no ar e não deve haver pressão na borda da cadeira embaixo dos joelhos. Coloque os pés no chão ou em um suporte especial, para que suas pernas fiquem dobradas num ângulo um pouco maior do que 90°.

Dor nas costas

A profundidade da cadeira deve estar de acordo com o comprimento de seu quadril. Se a cadeira for muito grande, coloque uma almofada atrás da cintura. Ela vai receber uma parte da carga. Caso contrário, você sempre vai deslizar para trás na cadeira, o que causará tensão e dor nas costas.

A cadeira deve ter um encosto confortável, com uma curvatura natural, para que as costas não comecem a adotar a forma de um ponto de interrogação.

Não tenha pressa em mudar de postura se você não se sentir confortável. Deixe os músculos se acostumarem com a postura correta. Alguns deles irão relaxar e, pouco a pouco, a postura vai começar a parecer mais confortável. Mas saiba que isso não vai acontecer imediatamente.

Se sentir as mãos cansadas

Quando você trabalha em frente ao computador, as mãos sempre estão tensas. Por causa de muita tensão e da postura incorreta, pode aparecer uma dor latejante e persistente, bem como você pode sentir uma dormência nas mãos na parte da manhã.

A posição dos ombros e dos antebraços ficará correta se o teclado e o mouse estiverem colocados no nível do cotovelo. Seus pulsos devem estar retos, não desviados para os lados. Os braços devem estar dobrados em um ângulo de 90° e os antebraços devem se apoiar na mesa.

Dor no pescoço

Para que não sinta dor no pescoço ou na cabeça é importante colocar o monitor na posição correta. Se estiver muito baixo, você terá de arquear muito as costas ou deslizar na cadeira para trás. Isso intensifica a carga sobre os discos intervertebrais e pode causar hérnias e saliências.

Sente-se na cadeira, feche os olhos e relaxe. Quando você os abrir, verá na frente o ponto onde deve colocar a tela. Se necessário, use alguma base para o monitor, para que fique localizado no nível dos olhos. A tela deve estar na sua frente, não de lado, assim a carga sobre o pescoço e os olhos será mínima

Você sente dor e cansaço nos olhos

Se você trabalha muito em frente ao computador, pode apresentar a chamada síndrome visual: visão turva, ressecamento dos olhos e vermelhidão. Logo depois pode ter dor de cabeça e irritação nos olhos.

Ajuste a tela novamente. Os médicos acreditam que a localização ideal do centro do monitor é no nível dos olhos, a uma distância de aproximadamente 50 cm do rosto.

Reduza o brilho da tela. Se o seu computador estiver ao lado da janela, mude-o de lugar ou feche a cortina. Ajuste o brilho, o contraste e o tamanho da letra.

É aconselhável usar lentes especiais, que filtram uma parte do espectro. Dessa forma, os olhos se cansam menos e você protegerá a sua visão.

Não se esqueça de fazer exercício para os olhos. A cada hora por 20 segundos você pode olhar pela janela ou ’escanear’ com os seus olhos o ambiente. Você também pode fazer exercícios simples para os olhos.

Você se cansa rapidamente

Se você leva um estilo de vida sedentário e gosta de comida gordurosa e doce, começa a acumular colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos. As veias se esticam e as válvulas não conseguem cumprir o seu papel.

Surgem sensações desagradáveis como: dores, fadiga nos pés e nos joelhos, inchaço dos pés e pressão arterial elevada. Normalmente, os sintomas se manifestam durante a noite.
Dedique algum tempo para se exercitar. Faça exercícios simples, que não levem mais de 15 minutos. Tente andar mais, em vez de usar carro ou transporte público. E, acima de tudo, preste atenção à sua dieta.

Fonte: incrivel

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